menu

Seguidores

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vida Saudável - Exercicios Físicos



Hoje venho escrever sobre um assunto que é  sempre falado  nos veículos de comunicação, O exercício físico e alimentação saudável na prevenção de doenças , e olha são inúmeras as doenças que todos nós já estamos cansadas de saber mas vou dar uma relembrada em algumas:
·        Hipertensão
·        Diabete
·        Obesidade
·        Dislepidemia(colesterol alto)
·        Osteoporose
Os exercícios são tão importantes que deveriam voltar a fazer parte da grade curricular de todos os níveis escolares. E mesmo com toda divulgação  muitos ainda torcem o nariz e esquecem que nossos hábitos hoje podem nos beneficiar ou prejudicar no futuro, a maioria das pessoas sedentárias tem sempre uma desculpa uma hora é a falta de tempo, outra é que é caro freqüentar uma academia, balela , pois já esta comprovado que o exercício ideal para todas a idades é a caminhada, e é de graça. Pode ser feita indo para o trabalho, ou a padaria, escola , faculdade ou em volta do quarteirão, no condomínio. Querendo sempre se dá um jeito.
Sou prova  disso, meus pais tem dislepidemia, minha mãe hipertensão, e eu infelizmente herdei  as duas, tomo medicação há alguns anos , mas só mantenho os níveis em um patamar aceitável  aliando as duas coisas: Medicação  mais exercício físico.
Lendo uma dessas revistas  sobre saúde, li um artigo falando sobre a osteoporose e lá estava o exercício em pauta. Voce sabia que em um estudo feito com mulheres idosas apontou que aquelas se exercitaram durante o período tiveram aumento de massa óssea , enquanto as que permaneceram sedentárias mostraram uma diminuição?
A partir dos 30 anos  vamos perdendo massa óssea  e consequentemente a fragilidade dos ossos , dependendo do grau da doença o simples ato de curvar-se e tossir pode causar uma  fratura . O ossos que mais sofrem riscos são os do quadril, punho e  coluna.
“A fratura de fêmur é a conseqüência mais dramática da osteoporose. Cerca de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou suas complicações durante a cirurgia, ou mais tarde por embolia ou problemas cardiopulmonares em um período de 3 meses e 1/3 do total de fraturados morrerão em 6 meses. Os restantes, em sua maioria, ficam com graus variáveis de incapacidade”  (Renato Romani Clínico geral, especialista em medicina do esporte - CRM-SP 99.950).
È , e a lista é extensa e  é assustador o que maus hábitos podem fazer com nosso organismo.
Bom , eu trouxe um pouquinho de incentivo áqueles que ainda não se renderam a um corpo saudável.
È vital mantermos nosso corpo em movimento, vamos á luta!

          Eliana Blumle Silva



4 comentários:

Valeria Allão disse...

Ola Eliana, td bom?
Achei muito útil sua informação , prevenção sempre . Continue. Um bom fim de semana.

Bjs
Valeria Allão

Vallene disse...

Oi, Eliana! Adorei a postagem, pois amo caminhar e praticar exercícios físicos.
Vim lhe convidar, para participar do sorteio que estar tendo no meu blog em parceria com o blog da amiga do blog raios de alegria. Conto com vc.
Bjos.
Vallene.

bedroom furniture sets disse...

Hi there,
Vida Saudável - Exercicios Físicos
I like to share this top quality article with others. Thank you for the amazing website.

Gislaine disse...

Oi Eliana, quanto tempo né? rsrsrs...
Pois é, gostei muito da sua postagem, pois ultimamente ando sedentária.
Passe lá no meu blog, tem um selinho pra vc.
Bj bj bj Gislaine
http://www.criandoerecriandocomagi.blogspot.com.br/