menu

Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Porto Seguro - BA

Bom dia amigos(a).
Dia 21 de abril está se aproximando e como minhas sonhadas férias eu passei em Porto Seguro -BA, nada como fazer um breve passeio pelo começo de nossa história.
       Porto Seguro foi a primeira região oficialmente descoberta pelos navegadores portugueses, atual Território Brasileiro é um município situado no extremo sul da Bahia, limítrofe com os municípios de Santa Cruz Cabrália e Prado.Foi descoberto em 21 de abril de 1500 pelo navegador Pedro Alvares Cabral, que avistou Monte Pascoal após um mês ter deixado a costa africana, vindo a ancorar em Porto no dia 24 de abril.
        A coroa portuguesa só veio a tomar posse das terras em 1530 quando seu comércio com as Índias orientais se viu enfraquecido. Porto Seguro foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, lá se encontra o "Marco do Descobrimento" monumento trazido de Portugal entre 1503  e 1526 simbolizando o poder da coroa portuguesa  , esse marco foi utilizado para demarcar suas terras. Nessa mesma área(Santa Cruz Cabrália) se encontram as primeiras igrejas :
  • Igreja Nossa Senhora da Pena  (1535) ali estão guardadas a 1º imagem de São Francisco de Assis trazida para o Brasil e a de Nossa Senhora da Pena.
  • Igreja  São Benedito (1551), na época conhecida como São Pedro e Nossa Senhora do Rosário.
         Em Santa Cruz de Cabrália  a 23 km de Porto Seguro foi realizada a primeira e a segunda missa  do Brasil : domingo de Páscoa e a de Posse respectivamente.
         Em 1973 Porto Seguro foi instituída por decreto presidencial a Cidade Monumento Nacional .
Porto Seguro é conhecido como a costa do descobrimento  e tem uma grande área de  preservação da mata atlântica original.
               Bom espero ter conseguido transmitir o básico sobre o nosso começo como Território Brasileiro, não tenho aí a intenção de dar uma aula de história  e sim um despretensioso informativo.


Praia dos Coqueiros
Marco do Descobrimento

2 comentários:

Vânia Pinho disse...

Vim agradecer e retribuir a sua visita e estou adorando seu cantinho e seus trabalhos.
Voltarei sempre.

bjus e um lindo fim de semana

Vânia PINHO

vida bela e doce vida disse...

que imagens lindas espero que tenha uma otima semana seu blogue e lindo bjs.

eliete