menu

Seguidores

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Explicação de "Porco" como mascote do Palmeiras



Não poderia deixar de postar algo sobre o Campeão da taça Libertadores da América de 2012, o “Timão”  Corinthians   e também sobre o seu arqui-rival Palmeiras, Campeão da Copa do Brasil de 2012. Os meus parabéns a esses dois grandes times brasileiros. 

     Sempre tive curiosidade de saber porque os torcedores do Palmeiras são chamados de “PORCO”, pois no sentido pejorati vo o animal representa , sujeira, cheiro ruim, comedor de lavagem(restos de alimentos) gosta de se refastelar  na lama,e por aí vai . Eu,  já adoro o dito animalzinho pois tudo que vem dele é muito gostoso, não imagino uma bela feijoada sem os ingredientes  que um belo representante da espécie dos  mamíferos bunodontes, artiodáctilos não ruminantes,  nos oferece. Mas vamos ao que nos interessa :  porque a torcida do Palmeiras é chamada  de porcada?  Navegando nesse mar de informações  nem sempre fieis ao que se propõe,  que é esclarecer com informações corretas por isso desde já deixo  bem claro que o que escrevo aqui vem de um apanhado geral de blogs e fóruns de discussões , caso haja alguma coisa que não condiz com a verdade me perdoem ok?
Em 1977 dois times chegaram à final do campeonato, de um lado um time da cidade de Campinas, a Ponte Preta, do outro o Corinthians, as duas equipes decidiram que as partidas seriam todas decididas no estádio do Morumbi  na cidade de São Paulo.
 O Corinthians estava há 23 anos sem ganhar o título do campeonato  paulista.
No dia da decisão,  como era de se esperar, o estádio estava lotado, quando o Corinthians abriu sua imensa bandeira,  do outro lado também foi aberta uma outra imensa bandeira , a da Ponte Preta, os corinthianos  se surpreenderam com a quantidade de torcedores da Ponte  e lógico não haviam tantos torcedores da ponte assim, acabaram por descobrir que  a maioria eram palmeirenses e estavam ali para torcer contra e  se o time corinthiano perdesse eles, os palmeirenses, soltariam um veado no estádio com a camisa do Corinthians.  A torcida corinthiana  ficou engasgada com essa armação.
No final do ano a diretoria do Corinthians pediu à Confederação Brasileira de Desportos(hoje CBF) que revisassem as datas de seus jogos no Campeonato Brasileiro e Paulista para que pudessem ter melhores condições para disputar a Libertadores da América, todos os times da primeira divisão concordaram menos......o  Palmeiras, aí não prestou. No ano seguinte,  no campeonato paulista, no primeiro jogo entre os dois times , a torcida corinthiana soltou um porco vestido com a camisa do verdão.  Por muitos anos quando o time palmeirense entrava em campo eram humilhados pelas outras torcidas que gritavam “ Porco, Porco...”.
Depois de muito tempo um torcedor Palmeirense vestiu uma camisa de porco, máscara de porco e gritava: dá-lhe porco...dá-lhe porco, e com isso,  o dito animal acabou por virar mascote do time.

Interessante, está aí uma explicação para o dá-lhe porco da torcida Palmeirense.

Dá-lhe Porco, dá-lhe porco............

Fontes: Wikipedia e 

Nenhum comentário: