menu

Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Paixão

 

 
Há algum tempo venho pensando em escrever algo em relação ao amor e á paixão, pois são duas palavras que se confundem ás vezes.
    Muitas vezes nos sentimos tristes , angustiados , insatisfeitos com a vida que levamos, nos sentindo carentes de afeto , principalmente de paixão....paixão, palavrinha mágica mas perigosa. Esta paixão pode vir ou não a se transformar em amor e a seguir nesta ordem seguimos rumo ao acasalamento, e na maioria das vezes o casamento, que desejamos seja eterno.  No percurso dessa caminhada em  busca da felicidade ás  vezes nos perdemos,  pois  frequentemente colocamos nas mãos de outra pessoa  a responsabilidade de sermos felizes.
     Começo falando do encontro entre duas pessoas que se sentem atraídas uma pela outra, essa atração pode começar por um olhar, um cheiro, modo de falar, de sorrir, de andar e também algo que nos chame a atenção e não sabemos muito bem o que é, estamos sempre pensando e tentando estar perto desta pessoa. Essa atração pode evoluir para uma paixão, quem já sentiu sabe o que o que é, alguns a descrevem como surreal que no dicionário informal se refere à irreal, bizarro, exótico, diferente, inimaginável, transgressor, mais ou menos assim. Em nome dessa paixão muita coisa pode acontecer. Alguns estudiosos do assunto dizem que pode durar de três meses a até cinco anos, apesar de termos vistos pessoas que parecem estar “apaixonadas” para sempre. Muitos amores sucumbem á paixão, pois geralmente ela esta ligada a exageros, ciúme excessivo, fazendo com que a pessoa, vitima dessa paixão não enxergue a realidade, podendo se transformar em obsessão.
Muitos relacionamentos começam com paixão, mas conforme o tempo passa vai abrandando, há uma acomodação de sensações que no começo estão mais exacerbados, começando aí um descompasso, pois aquele que sente a paixão mais pungentemente espera que a outra pessoa tenha o mesmo sentimento de outrora. Muitos casais começam a ter problemas aí.
  Estamos sempre ouvindo aqui e ali casais que acabam se separando porque não souberam lidar com essa “acomodação”, começam a invadir a privacidade do outro pensando que há outra pessoa, querendo sempre saber quem ligou no celular, ver as mensagens recebidas e enviadas, abrir correspondências, criando uma dependência física e emocional, causando um desconforto e uma pressão que geralmente levam a um afastamento fatal para a relação, pois ninguém gosta de sentir pressionado o tempo todo. Há aqueles que mesmo em sofrimento não conseguem sair desse relacionamento e vão anos se arrastando para a infelicidade, e outros que se arrastam até a chama se acender por outra pessoa, e tentar levar um a relacionamento equilibrado.
 Comentei sobre a paixão que geralmente dá inicio a um relacionamento, mas que no meio do caminho desanda por causa do exagero, falta de confiança  e etc.
Falarei agora do relacionamento considerado “normal”, comum, aquele que começa com uma paixão, e evolui para um amor tranqüilo, lógico que com os problemas inerentes  a essa condição, onde os anos vão se passando  sem muitos sobressaltos e de repente um dos dois começa a perceber mudanças , quer seja no trato com o outro, ou na vaidade, nas ausências , na impaciência enfim, mudanças que geram desconfiança de que há uma terceira pessoa na relação. Acontece com freqüência, muitos  sucumbem á paixão, aquela que desperta  as sensações  na maioria sexuais, as quais se julgava incapaz de sentir novamente, jogam fora anos de convivência harmoniosa  com a família,  um amor seguro e depois se arrependem por descobrirem  que  era só um prazer sexual que foi saciado e nada mais.  Outros  conseguem passar por essa explosão sem grandes problemas porque tem um objetivo maior  , o amor que sente pelo outro, o amor pela família, a vontade de permanecer em um relacionamento que não tem mais o vigor sexual do começo  mas que continua sendo muito bom , prazeroso mas tranqüilo.
Para aqueles que não sabem viver sem  sentir  a  essa explosão de sensações que a paixão trás, cuidado,   a necessidade de sentir novamente pode te levar a diversos relacionamentos superficiais  que só o sexo pelo sexo, trás.
Há diversas pessoas que entram em sofrimento por causa disso, não conseguem levar um relacionamento adiante resultando muitas vezes em solidão, são julgadas  irresponsáveis , sem vergonha, inconstantes,   todos  nós gostamos de sentir sensações que nos dão prazer, isso é natural, a  partir do momento que a pessoa passa a sofrer e fazer outros sofrerem, está na hora de buscar ajuda,  para isso temos profissionais na área de psicologia , psiquiatria, terapias alternativas que podem ajudar a enfrentar o problema.
Muitos  casais passam juntos por esta fase e enfrentam essa mudança com tranqüilidade, pois realmente é natural que as coisas se acomodem com o tempo, pois já não tem a urgência e nem aquela necessidade do começo de um relacionamento, nem por isso estão mortos.
A paixão é necessária  em nossa vida, pois nos motiva a querer sermos pessoas  melhores, quer seja no trabalho, no esporte e principalmente nos relacionamentos, mas a paixão desmedida planta a insegurança, desconfiança ,  nos separa das pessoas, dos nossos ideais  pois estamos sempre procurando pela outra “metade”, todos nós podemos ter sonhos juntos, podemos pensar  e sermos  parecidos em muitas coisas, mas somos   seres individuais, não precisamos perder nossa identidade porque estamos em uma relação. Viemos ao mundo para sermos felizes e o principal ingrediente é o amor e precisamos estar inteiros pra desfrutá-lo. 
Paixão controlada é  amor  tranquilo.Vale a pena tentar.



                                                      Eliana Blumle Silva


  










Nenhum comentário: