menu

Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Plástico X Sustentabilidade

 Boa Tarde, o tema da hora  é reciclagem, garrafas  retornáveis , sustentabilidade , produtos biodegradáveis e etc...Estamos em uma época que se torna urgente nossas mudanças de hábitos, como por exemplo: fechar a torneira quando escovamos os dentes, quando estivermos  ensaboando a louça, não demorar no chuveiro, evitar o uso de mangueiras (se não for possível pelo menos diminuir o seu uso) e por aí vai, luzes acesas em cômodos e lugares que não estão sendo usados. O desperdício parece que faz parte do homem moderno...haja visto o desperdício com alimentação , chega ser vergonhoso. Vamos falar também da sujeira de nossas ruas, praças , praias....desde pequenos aprendemos que lugar de lixo é na lixeira, que não devemos jogar nada nas ruas , isso é dito exaustivamente nas escolas ,mas se não continuar em casa não dará resultado , hoje estamos vendo que a vida corrida dos pais está sendo desculpa para a falta de educação generalizada. Educar dá trabalho mas é compensador. Vamos por em prática tudo que aprendemos,  economizar energia, evitar o desperdício de água e alimentos, vamos manter nossos lixos nas lixeiras e tentar fazer a coleta seletiva, e por fim a reciclagem, o planeta agradece. Só a  fim de esclarecimento, uma sacola de plástico demora de 100 a 400 anos para se decompor e a biodegradável  dois anos, e se for para uma usina de compostagem (decompõe o lixo orgânico) esse tempo cai para seis meses.
O preço das sacolas biodegradáveis não é exorbitante, custa na maioria dos supermercados   R$ 0,19  dez sacolas daria R$1,90 e ainda usaríamos como saco de lixo do mesmo jeito, ainda temos a opção das sacolas que usamos nas feiras. 
Muitas pessoas estão revoltadas dizendo que os supermercadistas repassaram os custos da embalagem para o consumidor  e que essa mudança seria  pouco para a quantidade de plástico circulante no planeta , mas pense bem, já é um avanço um pouquinho de cá e um pouquinho de lá vamos transformando e aprendendo que tem soluções  possíveis para amenizar o impacto ambiental .Precisamos nos conscientizar que nossos recursos  naturais são esgotáveis, vamos cuidar mais do nosso planeta as gerações futuras agradecem. Comecemos pela sacolas.

obs :
"Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito complexo, que gerou dois programas nacionais. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Economicas e Ambientais."

Algumas opções de sacolas:


Nenhum comentário: