menu

Seguidores

domingo, 29 de abril de 2012

1º de maio - Dia do Trabalho e do Trabalhador


Estamos chegando no dia 1º de maio, e não poderia deixar de postar algo sobre uma data tão importante, pois é neste dia que se comemora o dia do trabalhador .
Em 1º de maio de 1886 na cidade americana de Chicago, centro Industrial dos Estados Unidos aconteceu uma grande manifestação de trabalhadores em desagrado as péssimas condições de trabalho e a grande carga horária a que eram submetidos , essa  greve veio a paralisar os Estados unidos. Dois  dias depois  as manifestações  se intensificaram  resultando na morte de diversos trabalhadores. Neste mesmo dia  no ano de 1889 em Paris, na França,  a central sindical Segunda Internacional ,  institui o dia 1º  de maio como o dia da luta para redução da carga horária de 13 para 8horas .
Mas foi só  33 anos após essas manifestações  , no dia 23 de abril de 1919 que o senado Frances ratificou a carga horária para 8horas proclamando  a data 1º de maio como feriado nacional.
Depois de a França estabelecer a data de 1º de 
 maio como dia do trabalho, logo vieram outros países, como a Rússia em 1920, o Brasil em 1924.
Hoje diversos países adotam o dia 1º de maio como dia do Trabalho e do Trabalhador.

Obs: Apesar de a homenagem ser aos operários norte-americanos, o Dia do Trabalho nos Estados Unidos é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Texto baseado nas informações contidas nos site abaixo


Nenhum comentário: